sábado, 15 de maio de 2010

A Era de Bronze dos Super-Heróis


A Era de Bronze dos Super-Heróis (2008) foi o primeiro livro a cobrir exclusivamente o período 1970-1985, a dita Era de Bronze, das Histórias em Quadrinhos.

Escrito por Roberto Guedes, profissional, estudioso e acima de tudo, fã de HQs, esta é uma obra que, com certeza, deve fazer parte da biblioteca de qualquer um que tenha interesse pelo gênero.

Os dois primeiros capítulos são dedicados às maiorais, Marvel e DC, sendo que cada um deles apresenta um resumo do que aconteceu com seus principais personagens e artistas nesses dezesseis anos. Essa divisão faz com que algumas informações se tornem repetitivas, pois artistas que trabalharam com vários personagens tem sua trajetória (re)contada em cada um desses capítulos.

O terceiro capítulo é dedicado a Jack Kirby, com certeza uma grande homenagem, mas que também sofre com o mal das repetições, pois não havia como fazer os dois capítulos anteriores sem mencionar o “Rei”.

Capítulos quatro, cinco e epílogo, mostram as tendências da época, o surgimento do sistema de distribuição chamado Mercado Direto, o advento das Graphic Novels e Mini-Séries, as editoras menores e o início da Era Moderna, que sucedeu a de Bronze.

A obra nos dá uma boa visão dos bastidores da produção de HQs, cobrindo até a fogueira das vaidades existente no meio, o que a torna muito interessante para quem quer entender alguns “por quês” de seus personagens tomarem rumos por vezes estranhos ou até mesmo terem seus títulos cancelados.

Mas não pense que esta é uma obra imparcial, pois fica evidente a paixão de Guedes por alguns personagens, e só isso poderia justificar, por exemplo, nove páginas dedicas ao Nova, pertencente ao segundo escalão da Marvel e apenas um parágrafo para Mulher Maravilha, principal personagem feminina dos quadrinhos de todos os tempos.

Outro aspecto que chega a incomodar é a insistência de Guedes em usar a palavra fandom (fan=fã + kingdom=reino) em seu texto, em substituição a palavra leitores.

De qualquer maneira, o livro vale a pena, tanto para quem leu quadrinhos nessa época (como eu), quanto para os novos leitores entenderem melhor como se desenvolveu a nona arte através das décadas de 70 e 80.

A Era de Bronze dos Super-Heróis
2008
Editora HQManiacs
240 Páginas

Roberto Guedes também escreveu os livros Quando Surgem os Super-Heróis e A Saga dos Super-Heróis Brasileiros.
Site: Guedes Manifesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário